A cor azulada e forte do néon atravessa a fotografia colocada à sua frente dando uma impressão de transparência e iluminando totalmente o conjunto em redor.
Este utensílio está em funcionamento, electrocutando moscas ou mosquitos que vão à voar na sua direcção. Acrescenta, pois, o elemento perturbador do som surpreendente de “fritura” breve. A grelha do utensílio é notada através da fotografia quadriculando o espaço.
A instalação, suspensa no ar a 1.50 metros do solo por dois fios de nylon de cada lado, parece estar à flutuar no espaço.
Esta instalação, quer pelo seu título “Peace – Maker, quer pelos seus dois componente é uma crítica directa a essas inúmeras negociações falhadas e à guerra resultante, nomeadamente à do conflito israelo-palestiniano.
O título apresenta um jogo de palavras entre o pace-maker, aparelho colocado dentro do coração duma pessoa ajudando-o a bater e permitindo à pessoa simplesmente viver, e a palavra peace - a paz.
O coração de carneiro aberto em dois, revela uma cara de “palhaço” que à primeira vista parece ter graça mas vista de mais perto torna-se agressiva e repugnante.
A gordura do coração forma os dentes e são notórias as veias e os canais ensanguentados. O carneiro representa um animal dócil que costuma seguir sempre os seus companheiros sem levantar questões, sem opinião própria. Antes pelo contrário, nesta situação, o seu coração representa o sistema de governos e representantes que querem fazer de conta que tudo se vai resolver (quer pela paz, quer pela guerra) e “mostram a cara” envergando um enorme sorriso de satisfação. Ficção!
A rede eléctrica contida dentro do sistema é uma agressão ao mundo exterior, às moscas que se acham em liberdade ao voarem em direcção à luz. Esta agressão torna-se contra o espectador, que ao ouvir o som da electrocussão, é surpreendido por este ataque. É obvio que remete também ao uso da cadeira eléctrica.
O néon é a luz que atrai as moscas à morte, em direcção ao sorriso...?!
Será esta peça um pedido de empreendimento político? Não, trata-se mais de uma crítica, de um grito, dum apelo à não-violência. Chega de mostrar um sorriso e ao mesmo tempo, continuar lançando ofensivas contra o povo.
Peace- Maker
Installation
En temps de guerre, c’est à dire, de tout temps, les négociations entre les différents gouvernements des pays belligérants apparaissent comme la seule porte de sortie sans trop d’écoulement de sang. Malheureusement, les accorts maintenus et la paix assurée se font de plus en plus rares.
Le gras du cœur modèle les dents du visage, les canaux sanguins et les veines sont saillants. Le mouton représente un animal docile qui a l’habitude de suivre paisiblement ses compagnons sans se poser de questions, sans opinions propres. Bien au contraire, dans cette situation ci, son cœur représente le système de gouvernements et de représentants qui font semblant que tout va se résoudre (par la paix ou bien la guerre) et ce visage ostensible présente un sourire de satisfaction. Fiction !